A RÁDIO

Em 1997 dois irmãos da família Malaquias, que estavam trabalhando em Campo Grande/MS, um deles na rádio comunitária FM Pantanal, que funcionava com uma liminar judicial, ouviram a ideia da assessoria jurídica da rádio, sobre a viabilidade e a possibilidade de abrir uma rádio comunitária em Coxim.

A ideia desse projeto começou a ser concretizada em 1998 com o envio da documentação para o Ministério da Comunicação, após tramitação, foi concedido o Canal 200 e criação da Associação Comunitária Pantaneira em agosto de 2001, uma entidade sem fins lucrativos.

A emissora recebeu o nome de FM Pantaneira e passou a operar na frequência de 87.9 FM (frequência que a legislação concedia a todas as rádios comunitárias)

Após adquirir alguns aparelhos, que contaram com investimentos particulares dos próprios associados, o estúdio ficou pronto em 03 de dezembro de 2001. Durante um mês a rádio atuou em caráter experimental. A partir do dia 03 de janeiro de 2002 entrou de forma definitiva.

A Rádio Comunitária FM Pantaneira foi uma das precursoras na região norte do estado de Mato Grosso do Sul, sendo seguida por diversas outras nos municípios vizinhos

A proposta da rádio comunitária FM Pantaneira (87.9), sempre foi socializar a comunicação e ser um espaço aberto para a difusão de ideias, elementos culturais, tradição e hábitos sociais, além de ser prestadora de serviços de utilidade pública e divulgação de informações. O objetivo principal é oferecer para a comunidade coxinense conteúdos de cunho cultural, educativo e popular.

Atualmente a emissora possui 16 colaboradores, sendo 12 radialistas. Na sua grande maioria, os colaboradores são profissionais liberais, estudantes, professores e que fazem da emissora seu segundo emprego.

A emissora iniciou seus trabalhos na Rua Governador Pedro Pedrossian, 862 – Bairro Senhor Divino, Coxim/MS em um espaço reduzido. Com a reforma de junho de 2018 o espaço da rádio que possui recepção, copa, sala da diretoria e dois estúdios (um principal para a apresentação da programação e outro para gravação e edição própria de programas e das mensagens dos apoiadores culturais) estão mais amplos e equipados, com o novo layout.

O alcance da emissora abrange o município de Coxim, num total de 25 mil pessoas aproximadamente. Já está tramitando na Câmara Federal o pedido para aumentar a potência de 25 watt para 150 watt, onde o raio de alcance passa de 20 km para 40 km

A rádio também disponibiliza sua programação ao vivo pela Internet, o que elevou ainda mais o conceito da qualidade e do profissionalismo que a emissora vem conquistando junto à comunidade. Existem duas formas para ouvir a rádio pela Internet, a primeira, é só acessar o Portal do Norte MS http://www.portaldonortems.com.br, e a segunda opção, é acessar o site do Diário X http://www.diariox.com.br, na barra de ferramentas, acesse Rádios e depois a FM Pantaneira. Desde 2017 o Diário X é parceiro da FM Pantaneira, dessa forma, o alcance da rádio é ilimitado para os internautas.

A emissora se mantém no ar com a colaboração dos apoios culturais das empresas do município. A programação dá destaque às pequenas empresas locais. Barateando em muito os custos da vinculação dos apoios culturais, a rádio possibilita o marketing de pequenos estabelecimentos de comércio e serviços.

A valorização de todos os eventos e iniciativas que envolvam a comunidade do município, independentemente da amplitude do acontecimento, proporcionou para a rádio credibilidade e transparência junto ao povo. A maior preocupação é dar ênfase aos aspectos sociais e informativos dos eventos em questão.

A emissora evidencia uma preocupação constante com a qualidade técnica e humana das transmissões, bem como das campanhas idealizadas por ela. Como a rádio não possui unidade móvel de transmissão, alguns eventos são feitos pelo telefone celular.

Nestes 16 anos de existência, registram-se transmissões e coberturas memoráveis, tanto pela qualidade e organização quanto pelo tempo de cobertura. Nesta história de coberturas, os dirigentes destacaram o aniversário de um ano da rádio, onde o público esperado era de 700 pessoas, mas ultrapassou a marca das 1.000 pessoas, e o outro evento foi a transmissão com exclusividade, do debate para prefeito de Coxim em 2008.

A emissora prioriza as discussões políticas, dessa forma, transmite todas as sessões da Câmara de Vereadores do município, possibilitando à comunidade acompanhar seus representantes no Legislativo sem precisar se deslocar ao local das sessões.

A rádio já promoveu várias ações comunitárias, como arrecadação de roupas, alimentos (cesta básica), brinquedos, cadeira de rodas, assessoria jurídica gratuita, entre outras, que foram distribuídos aos mais necessitados da comunidade.

A FM Pantaneira cultiva o social, onde é parceira da Associação dos Amigos Voluntários e Colaboradores (AAVC)

As parcerias com instituições representativas locais são uma tônica na FM Pantaneira. Várias delas possuem programas transmitidos pela emissora, entre as quais instituições religiosas, políticas e de diversos setores civis. Estas parcerias possibilitam a discussão de diversos temas de interesse da comunidade.

A emissora preocupa-se também com o jornalismo informativo e debatedor e para isso convida jornalistas e comentaristas especializados para agregar valor nos seus programas, dando destaque ainda aos serviços de utilidade pública.

Dentro da programação, comunica a todo o momento notícias relevantes ao público-alvo. Há, também, todas as manhãs, informações da Brigada Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, e informações gerais, sempre enfatizando as ocorrências das últimas horas.

O ouvinte tem um espaço especial na programação. A rádio abre espaço para a participação de ouvintes de forma indireta ou direta pelo telefone

As pessoas participam pedindo músicas, mandando abraços e/ou homenagens. Em muitos momentos há o sorteio de brindes e promoções, que conta com uma maciça participação dos ouvintes.

PEDIR MÚSICA